- Área: 1100 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Sergio Grazia
-
Fabricantes: Fundermax
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado à beira do Canal de l'Ourcq, a creche fica no 19° distrito de Paris, um bairro bastante animado.
Uma metáfora de um barco ancorado no canal, o edifício esconde um jardim suspenso atrás de sua fachada. A entrada da creche, coberta por placas de zinco, tem vista para todo o edifício.
O principal desafio era lidar com a enorme diferença de nível do estreito terreno. Nossa ideia consiste em um pavimento térreo técnico, com a cozinha, a lavanderia, e todos os espaços que não são para crianças, enquanto a entrada principal fica na Rua de l'Ourcq, no pavimento acima.
O espaço limitado do terreno conduziu-nos a construir em toda a sua superfície triangular. As formas curvas do edifício repetem os espaços interiores e foram ditadas pela premissa de não possuir ângulos proeminente para as crianças. Nós exploramos essa ideia oferecendo formas suaves e acolhedoras, associadas com cores quentes, como a madeira na fachada. A fachada de madeira é um elemento que respeita os edifícios de habitação social do entorno, projetados há cem anos.
No terraço, enquanto as crianças têm o seu próprio espaço para brincar ao ar livre, painéis fotovoltaicos permitem que o edifício produza a energia que ele consome. Um sistema de resfriamento passivo permite ambientes frescos, graças à abertura escondidas atrás dos painéis de Fundermax.